terça-feira, 13 de setembro de 2011

Principais Pintores Renascentistas

O Renascimento, ou Renascença, foi um importante movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Entre os principais artistas deste período, podemos citar: 
PINTORES RENASCENTISTAS ITALIANOS :

 - Leonardo da Vinci
             - Michelangelo
             - Rafael Sanzio
             - Sandro Boticelli

             Leonardo da Vinci

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
Suas principais pinturas você confere abaixo.

A Última Ceia
MonaLisa
Virgem de Granada
Virgem do Cravo
Anunciação
O batismo de Cristo
Leda
Virgem dos Rochedos ou Madonna das Rochas
Dama do arminho
Madonna Litta
Retrato de
Ginevra de Benci
A sagrada família


Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci
Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci.


Michelangelo

Michelangelo foi escultor, arquiteto e poeta italiano. Nasceu em Caprese, Itália, em 6 de março de 1475 e morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564.

Em 1488, entra para a academia do pintor Ghirlandaio, em Florença. Gênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal, é considerado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana. Fez os
afrescos da Capela Sistina. Seu trabalho mais famoso em escultura é "David" - a partir dai é chamado para decorar juntamente com Leonardo da Vinci, a sala do Grande Conselho, em Florença.
michelangelo
 Pietà : uma das mais importantes esculturas de Michelangelo.

Rafael Sanzio

Rafael Sanzio foi um ilustre pintor italiano, nascido em Roma, que viveu entre o ano de 1483 e 1520, convivendo e pintando com auxilio do Renascimento, um forte movimento estético da época. Quando o assunto era pintura ou arquitetura na escola de Florença, Rafael se destacava e liderava com suas incríveis obras de arte. A primeira obra importante de Rafael Sanzio levou o nome de O Casamento da Virgem, datando de 1504.
Já o primeiro de todos os seus trabalhos foi realizado em uma igreja, concluída em 1501. De todas as suas obras podemos destacar as seguintes: Ressurreição de Cristo, Escola de Atenas, Madona e o Menino Entronado com Santos, Francesco Maria della Rovere, La Formarina, Retrado de Maddalena Doni, A Sagrada Família, As Três Graças, Leão X e Átila e A Multiplicação dos Peixes. 


Transfiguração, 1518/20. Museu do Vaticano

 Sandro Boticelli

Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em 1510.

Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas.

Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época.

As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas.

Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.


Principais obras de Botticelli (pinturas):
- O Nascimento de Vênus
- A Primavera
- A Adoração dos Magos
- O Castigo dos Rebeldes 
- A Tentação de Cristo 
- Retrato de Dante Alighieri
- Nastagio Degli Onesti
- A Coroação da Virgem
- O Inferno de Dante
- Virgem com o Menino e dois Santos
- As provações de Moisés

O nascimento de Vênus.


Por Alunos do Grupo 2 : Larissa, Bruna, Cássia, Amanda, Kaio, Alex e Adrisson
1ºC 
Continuação do Trabalho dos outros grupos : penseverdepensevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário